PROJETOS DESENVOLVIDOS

  • Em 2003, a GAUDEAMUS em parceria com REAPN, dinamizou um projeto ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social, que consagrou no âmbito do seu sistema de gestão, a modalidade de pequena subvenção. Esta candidatura resultou da preocupação em dar resposta a uma das necessidades sentidas nas conclusões do pré-diagnóstico da Rede Social do concelho, que seria a falta de competências pessoais e sociais de mulheres jovens, com filhos(as) crianças e/ou em idade escolar, todas elas provenientes de famílias disfuncionais e beneficiárias do Rendimento Social de Inserção.
  • Julho 2004 a Maio 2006 - a GAUDEAMUS procedeu à criação do “Gabinete para a Mulher- Tornar as Mulheres Visíveis"  resultante de uma candidatura em parceria com a Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM) na modalidade de pequena subvenção. A equação nuclear de intervenção deste gabinete incidia em: aconselhamento e informação; prevenção da violência; igualdade de tratamento na formação e na profissão; conciliação da vida pessoal, familiar e profissional; criação de redes/projetos internacionais; pegadogia sensível aos géneros; mulheres e novas tecnologias; tal como o apoio à implementação de políticas de igualdade no concelho.
  • De Setembro de 2005 a Julho de 2008 - a GAUDEAMUS- Associação Juvenil dinamizou o projeto “Tábua Progride em Rede”, no âmbito do Progride (Programa para a Inserção e Desenvolvimento), Medida 1, cujas entidades promotora e executora eram, respectivamente, a Câmara Municipal de Tábua e a GAUDEAMUS. Este projeto tinha como objectivo dar resposta às necessidades diagnosticadas pela Rede Social do Concelho de Tábua, pretendendo-se contribuir para a inclusão social dos grupos mais vulneráveis à pobreza e à exclusão social, através da divulgação de uma cultura de desenvolvimento e de atualização contínua, capaz de levar ao enriquecimento pessoal e profissional. As áreas de intervenção são diversificadas, indo desde as ações de informação, acompanhamento de famílias disfuncionais, até ao treino de competências pessoais e sociais e ao fomento de iniciativas econômicas  passando pela reabilitação habitacional e pelas atividades com os/as mais jovens.
  •  Outubro de 2008 a Dezembro de 2010 - a GAUDEAMUS Dinamizou o Projeto “Gabinete para a Vida- Espaço Livre” em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Este tinha como objetivo primordial dar resposta às necessidades diagnosticadas em mulheres Vítimas de violência, realizando aconselhamento psicológico e jurídico, ewpowerment, dinamização de grupos de autoajuda e de defesa pessoal e com o apoio de parceiros privilegiados  De realçar que este projeto contemplou a realização de ações de índole remediativa e preventiva através de realização de ações de sensibilização mediante a colaboração com a comunidade escolar e a parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra tendo em vista a formação de Pares Educadores no combate à violência. 
  • De Janeiro de 2010 a Dezembro de 2012 - a GAUDEAMUS através do Gabinete para a Vida idealizou e concretizou o Projeto “Tolerância Zero” sob a tutela da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e em parceria com a Câmara Municipal de Tábua e a Rádio Clube de Arganil.O Projeto “Tolerância zero” teve duração de três anos e destacou-se pela oportunidade inovadora de intervenção com vítimas diretas, secundárias e vicariantes , assim como pela oportunidade de apostar na promoção de comportamentos igualitários e na desconstrução de mitos e crenças enquanto estratégia, realizando ações de formação e sensibilização; ações dirigidas à comunidade em geral através de jornais e de spots de rádio; e a promoção de técnicas de parentalidade através da realização de workshops para Mães e Pais. A intervenção multidimensional teve como pedra basilar o III Plano Nacional para a Igualdade (PNI) e o III Plano Nacional contra a Violência Doméstica (PNCVD). Em colaboração com as escolas, mães, pais encarregados de educação e as várias entidades comunitárias (instituições, serviços, agentes significativos da comunidade formais e informais).
  • Maio de 2011 a Dezembro 2013 - O Projeto “Espaço Livre: Escola e Família”, dinamizado pela GAUDEAMUS - Associação Juvenil, aprovado para o Concelho de Arganil no período de Maio de 2011 a Dezembro de 2012, tem como pilar de intervenção as questões de Igualdade de Género e Violência Doméstica. Assim, descortinando a Violência e a Desigualdade de Género como fenómenos crescentes no Concelho de Arganil, a GAUDEAMUS - Associação Juvenil, através do Projeto “Espaço Livre: Escola e Família”, propôs criar um gabinete de acompanhamento e aconselhamento psicológico e jurídico a vítimas e ofensores, previsto no IV PNVD na área estratégica de intervenção 2; a criação de uma rede interinstitucional contra a violência; a intervenção na comunidade escolar mediante a realização de ações de sensibilização (e.g., violência no namoro, Bullying, violência doméstica); divulgação de resultados e disseminação de boas práticas; ações de sensibilização com públicos estratégicos e realização de grupos de ajuda mútua (GAM).




Sem comentários:

Enviar um comentário